Os Nascidos em 17 de Janeiro

Em 17/01/2020 ,

Os nascidos em 17 de janeiro são dos mais francos do ano. Isto se deve em grande parte ao fato de que, em geral, têm objetivos muito claros e uma ideia firme do que desejam realizar em um determinado momento. São também capazes de avaliar suas chances de sucesso de maneira eficaz, com base em experiências passadas e dificuldades futuras.

Desde cedo os nascidos em 17 de janeiro aprendem o que é que faz um ser humano palpitar. Compreendem a importância da motivação, sabem que o que leva as pessoas a agirem e as necessidades, que muitas vezes, determinam como reagirão a certa situação (as necessidades, por sua vez, são criadas por emoções humanas básicas — amor, ódio, medo, vergonha, culpa etc.). A maioria dos nascidos neste dia também cedo percebe que quem detém controle de si mesmo, quem pratica a autodisciplina, tem sucesso na vida.

Os mais desenvolvidos estão em contato com suas próprias motivações e desejos e são capazes de encontrar inspiração, repetidas vezes, para enfrentarem os desafios da vida.

Os menos desenvolvidos concentram-se em controlar seu ambiente sem antes se conhecerem. Podem tornar-se mestres da manipulação (nem tanto uma manipulação oculta, mas um controle explícito dos outros).

Fisicamente imponentes ou não, os nascidos em 17 de janeiro têm uma forte presença, que tende a dominar na maioria das ocasiões. Por serem seus objetivos, como mencionado, em geral, muito bem definidos e por mostrarem um controle tão excepcional (pelo menos controle externo), os outros podem sentir-se de certa forma intimidados.

Os nascidos neste dia não pedem permissão para serem quem são. Tendem a desvencilhar-se das inibições que impedem as pessoas comuns de expressarem seus talentos e o lado mais dinâmico de sua natureza. De fato, os nascidos em 17 de janeiro tendem a se preocupar com sua realização individual e, em geral, defendem os direitos individuais. Portanto, raramente são bons membros de equipe e, geralmente, funcionam melhor sozinhos.

Não é de admirar que o maior perigo para os nascidos em 17 de janeiro é perderem o contato com os sentimentos, as preocupações e a filosofia dos outros. Por não suportarem nenhuma mudança em seus planos, os nascidos neste dia podem colocar sócios, colegas de trabalho e até amigos em uma posição antagônica a eles. Podem também levar indivíduos menos poderosos (que sintam que não podem competir abertamente com uma pessoa nascida em 17 de janeiro) a secretamente alimentarem rancores e esperarem o momento propício para agir.

Dessa maneira, é fundamental que se estabeleçam resolutamente em um contexto social e, ao mesmo tempo, fortaleçam amizades e laços familiares. Acima de tudo, não devem se isolar ou forçar quem está à sua volta a desempenhar papéis estáticos ou indesejáveis.

Os nascidos no décimo sétimo dia do mês são regidos pelo número 8 (1 + 7 = 8) e pelo planeta Saturno. Saturno carrega sentimentos fortes de limitação e restrição e também um aspecto crítico. Essas características são reforçadas nos nascidos em 17 de janeiro, uma vez que Saturno também rege seu signo, Capricórnio.

Portanto, os nascidos em 17 de janeiro precisam tomar cuidado para não colocarem ênfase indevida no lado físico da vida, sendo excessivamente autoritários e ambiciosos. O número 8 postula um conflito entre o mundo material e o espiritual.

Nos Arcanos Maiores a décima sétima carta é A Estrela, que mostra uma linda moça nua sob as estrelas, vertendo água fresca com um cântaro sobre a terra ressecada e revitalizando, com outro, a água estagnada de um lago. Ela representa as glórias da vida na terra, mas também a escravidão material a ela.

As estrelas acima dela são uma eterna lembrança do mundo espiritual. As pessoas nascidas no dia 17 de janeiro devem cuidar para não se voltarem excessivamente para as coisas físicas e jamais perderem de vista os objetivos superiores da vida.